sábado, 26 de abril de 2008

A missão do jovem

Todo jovem que se dispõe a participar da Pastoral da Juventude assume um compromisso com Jesus. Podemos estar nos perguntando: “Que compromisso é esse?”. Na verdade não é bem um compromisso, e sim uma missão: a missão de ser pastor e caminhar junto com as ovelhas. O próprio Jesus disse: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10, 11). Do mesmo modo que Jesus dá a vida por nós, nós ouvimos sua voz, aprendemos e caminhamos com Ele, e temos a missão de realizar o projeto de Jesus, procurando as ovelhas perdidas e orientando-as para o caminho da salvação.
Do mesmo modo que Jesus chama os 12 apóstolos pelo nome (Mt 10, 2-4), Ele também convida a cada um de nós para a realização de seu projeto. Basta a nós estarmos dispostos a ouvir e assumir a responsabilidade, pois “a messe é grande, mas os operários são poucos” (Lc 10, 2a). O que Jesus quer dizer com isso é que existe muito trabalho a ser feito, mas poucas pessoas estão dispostas a fazê-lo. Cabe a nós abrir mão de bens materiais e futilidades, descruzar os braços e começar o trabalho.
Porém, Jesus não nos envia de mãos abanando. Ele nos concede talentos, o que precisamos fazer é cultivar e produzir com esses talentos. Nem todos recebem os mesmos talentos, cada um ganha conforme a sua capacidade, mas todos têm o dever de produzir com os talentos que receber (Mt 25, 14-30).
Da mesma forma, nossa vida pode ser entendida na parábola do semeador (Mt 13, 4-9). Jesus nos dá talentos (sementes) e nós temos o dever de preparar e adubar o terreno para receber esses talentos e produzir “cem por um, sessenta por um”.
Portanto, temos muito trabalho pela frente e precisamos arregaçar as mangas, pois “muitos são os chamados e poucos os escolhidos”.
SUGESTÃO: No encontro, fazer um círculo e ler Mt 10, 2-4. Ao chegar no nome do sexto apóstolo o leitor diz o seu nome e os outros integrantes também vão falando cada um o seu nome. Após o último do círculo, o leitor conclui a leitura. Faz-se a reflexão de que Jesus também nos chama pelo nome para sermos seus apóstolos, pregadores e caminhantes do projeto de Deus.

2 comentários:

Tiago Marcelo Albarello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duda M. disse...

gostei do seu texto Tiago.
Acho muito importante a participação dos jovens na igreja. Fazer parte da PJ é aceitar o amor de Cristo no coração.
abraços
Duda