segunda-feira, 28 de julho de 2008

RELATÓRIO DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO - SEXTA-FEIRA – 18 DE JULHO

Iniciamos o Segundo Encontro de Formação na sexta-feira, 18 de julho, recepcionando os jovens desde as 17:00 horas. Abrindo caminho aos trabalhos, as 20:30 horas dirigimo-nos ao refeitório junto ao Centro de Pastoral para oração e jantar. As 21:30 horas foi dado início aos trabalhos do Encontro com a apresentação da coreografia da canção “Quem é esse que me chama” pelo grupo de meninas da Paróquia de Tenente Portela. Após o termino da apresentação a PJ de Santo Augusto fez a cerimônia de Acolhida, onde foi proposto o convite a uma festa. O orientador da dinâmica – Paulo – passou de um a um pedindo se este gostaria de ir a uma festa, pedia o nome do indivíduo e o que ele levaria para essa festa. A intenção da dinâmica era despertar a percepção do grupo quanto à lógica de levar algo para a festa que tivesse como a letra inicial a letra de seu próprio nome (exemplo, Alexandre levaria a Alegria). Concluída a primeira parte da dinâmica, todos receberam o crachá de identificação, onde preencheram com o nome e a paróquia a qual faz parte. O orientador deu prosseguimento ao trabalho explicando que era para cada um virar seu crachá e colocá-lo nas costas com o objetivo de que os outros escrevam no crachá o que esperam e procuram nesse encontro de formação. Depois disso, foi distribuída uma semente para cada jovem do grande grupo e na seqüência foi proclamado o Evangelho da Parábola do Grão de Mostarda, fazendo a reflexão de que cada um de nós precisa cuidar do seu grão de mostarda para provar a importância de também cuidar do que é importante para nós como é o caso de cuidar do que é trabalhado no encontro de formação. Concluída essa etapa da dinâmica de acolhida passamos para os encaminhamentos. A principio, foi realizado o sorteio dos quartos, a fim de desmanchar os grupinhos de aproximação e aumentar a interação entre todos os jovens. Depois foram orientados alguns princípios quanto o zelo com a casa e a postura de cada um durante os três dias do encontro. Feito isso, passamos para a escolha das equipes de trabalho que são as seguintes: horários, animação, limpeza, chimarrão, ambiente, louça e oração. Depois desse processo, foi apresentado o Blog PJ Interativa e apresentados os dados da avaliação do encontro passado. Concluída mais essa etapa, a assessora Aparecida Montana, encaminhou uma tarefa para a noite, pedindo para que cada um pensasse em um símbolo que represente a realidade de seu grupo de base. Assim, concluímos as atividades da noite de sexta-feira com uma breve oração e nos encaminhamos para os dormitórios para o descanso.

Nenhum comentário: