quarta-feira, 30 de julho de 2008

Metodologia de trabalho

1 – VER – é o momento que tomamos consciência da realidade a partir dos fatos concretos da vida cotidiana; isso é importante para nossas futuras ações transformadoras direcionadas para as raízes dos problemas.
2 – JULGAR – aqui nós analisaremos os fatos que vimos. Sempre faremos isso a partir da Palavra de Deus, uma vez que, nosso objetivo é alcançar a proposta libertadora do mundo que o Povo de Deus vivia e também porque visamos construir uma sociedade de acordo com o projeto de Deus.
3 – AGIR – este é o momento da concretização, da ação transformadora, o que se compreendeu acerca da realidade (ver) e o que se descobriu do Plano de Deus sobre ela (julgar). É o nosso compromisso, nossa prática. Importante ressaltar que essa prática deve envolver a participação de todos, não se restringindo à esfera pessoal, mas procura incidir de fato na realidade social. Como agentes transformadores, nós somos fermento na massa, fazemos da nossa própria vida um testemunho de fé da presença de Jesus Cristo na vida e na história. Sendo agentes transformadores nós estamos colaborando ativamente na construção do Reino de Deus, da civilização do amor.
4 – REVER – é o momento de avaliar. É tomar consciência hoje do que foi feito ontem para melhorar a ação de amanhã. A avaliação é super importante, ela enriquece e aperfeiçoa a própria visão da realidade e, ao mesmo tempo, sugere ações novas, mais profundas, críticas e realistas. A avaliação valoriza as conquistas alcançadas, permite experimentar a alegria pelo caminho percorrido, torna consciente o crescimento dos jovens participantes tornando comum as experiências vividas por cada um que compartilha o mesmo compromisso. Sem avaliação, a ação deixa de ser transformadora, não se valorizam os avanços nem se aprende com os erros, não se estimula novas ações, o grupo pára e morre.
5 – CELEBRAR – para o cristão, fé e vida estão integrados. Por isso, deve-se celebrar as vitorias, as conquistas e os fracassos, as alegrias e as tristezas, as angústias e as esperanças, a vida do grupo. Celebrando a vida concreta, reconhece-se a presença de Deus Libertador. A celebração fortalece a fé.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como é bom saber e conhecer a metodologia da Pastoral da Juventude, para que façamos de nossos grupos, cada vez mais, os pilares fundamentados na fé em Jesus Cristo dentro da sociedade.

espero que venham mais encontros de formação como este

abração a todos que acessam e não acessam esse blog